Política

Indenização para família de policial morto em serviço avança no Senado

A matéria segue para votação na Comissão de Assuntos Econômicos

Indenização para família de policial morto em serviço avança no Senado
Indenização para família de policial morto em serviço avança no Senado
O senador Fabiano Contarato (Rede-ES). Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

A Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou, nesta terça-feira 15, um projeto de lei que obriga União, estados e municípios a indenizar em  100 mil reais as famílias de agentes de segurança mortos em decorrência do serviço. A proposta ainda prevê 50 mil reais em caso de incapacidade permanente para exercer a atividade própria da carreira.

Com o aval do colegiado, a matéria segue para votação na Comissão de Assuntos Econômicos.

Os senadores aprovaram a versão alternativa que o relator, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), apresentou ao Projeto de Lei 2.834/2022, de autoria de Fabiano Contarato (PT-ES).

Além das categorias previstas na redação de Contarato (policiais federais, civis e militares; policiais rodoviários federais; policiais penais; e bombeiros militares), o relator incluiu entre os beneficiários:

  • policiais legislativos;
  • guardas municipais;
  • agentes socioeducativos;
  • agentes de trânsito; e
  • guardas portuários.

O pagamento ocorrerá apenas uma vez, em até seis meses a partir do requerimento ao órgão de segurança em que a vítima trabalhava. Para isso, será necessário atestado de óbito ou perícia médica oficial. A indenização não afeta o direito aos benefícios previdenciários.

(Com informações da Agência Senado)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo