Economia
Lula anuncia isenção de taxa para verificar taxímetros
O governo projeta que mais de 100 mil taxistas serão beneficiados pela medida


O presidente Lula (PT) assina nesta segunda-feira 14 uma medida provisória para isentar taxistas do pagamento da taxa de verificação de taxímetros. A medida valerá tanto para a compra do equipamento quanto para as medições obrigatórias, que passarão a ocorrer a cada dois anos (atualmente, são anuais).
Segundo o Palácio do Planalto, estima-se uma economia de 9 milhões de reais por ano para os motoristas beneficiados. Esse cálculo leva em consideração as verificações periódicas, aquelas decorrentes de manutenção e a atualização das tarifas.
O objetivo, segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) — também ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio —, é “reduzir custos e eliminar burocracia”.
Alckmin projeta que mais de 100 mil taxistas se beneficiarão.
Medidas provisórias entram em vigor logo que são publicadas no Diário Oficial da União, mas precisam receber a aprovação do Congresso Nacional em até 120 dias para não perderem a validade.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Tarifaço: Lula acelera debate sobre a Lei da Reciprocidade e prepara decreto
Por Vinícius Nunes
Governo Bolsonaro tentou vincular Lula a facções, diz servidor ao STF
Por CartaCapital
Governo Lula vai trabalhar nesta semana em decreto para regulamentar reciprocidade aos EUA, diz Rui Costa
Por CartaCapital