Política
Técnicos do TCU veem indício de irregularidade em viagem de Eduardo Bolsonaro aos EUA
Cabe ao ministro relator, Benjamin Zymler, decidir se envia ou não o processo à Mesa Diretora e à Unidade de Controle Interno da Câmara


A área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou indícios de irregularidades no uso de dinheiro público na viagem do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) aos Estados Unidos. O parecer foi enviado e validado nesta sexta-feira 11 pela diretoria voltada à fiscalização do Poder Legislativo.
O pronunciamento da área técnica diz que relatório disponível no Portal da Transparência comprova a ausência do parlamentar em pelo menos cinco sessões em 2025, mas apenas uma falta foi justificada. Essas faltas não justificadas não teriam sido descontadas do parlamentar.
O contexto da viagem aos EUA, que já está na mira do Supremo Tribunal Federal, indica, para os técnicos, a necessidade de apuração
O parecer foi elaborado a pedido do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), sob o argumento de que Eduardo estaria nos EUA promovendo articulações políticas contra a soberania nacional brasileira.
Agora, cabe ao ministro relator, Benjamin Zymler decidir se envia ou não o processo à Mesa Diretora e à Unidade de Controle Interno da Câmara.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.