Trump transforma os EUA em um ‘Estado delinquente’

Confira a análise de Reginaldo Nasser, professor de Relações Internacionais, sobre o ‘tarifaço’ de Donald Trump contra o governo brasileiro

A decisão do governo norte-americano em taxar as exportações brasileiras em 50% são mais do que um exemplo de arrogância imperial e intervenção nos assuntos internos de outro país — são sinais de que, sob Donald Trump, os Estados Unidos vão se tornando um “rogue state”, uma “nação delinquente”. Ao mesmo tempo, o bolsonarismo também entrega de bandeja para Lula a chance de abraçar, mais uma vez, o discurso da defesa da soberania nacional. Saiba mais na análise de Reginaldo Nasser, professor de Relações Internacionais.

Cacá Melo

Cacá Melo
Produtor audiovisual em CartaCapital

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.