CartaExpressa
Gustavo Gayer terá que indenizar o PT após associar eleitores de Lula a crimes
A defesa do deputado justificou que as afirmações estariam protegidas pela imunidade parlamentar


O deputado bolsonarista Gustavo Gayer (PL-GO) foi condenado nesta quarta-feira 9 pela Justiça do Distrito Federal a indenizar o PT em 10 mil reais pela publicação de um vídeo em que associa os eleitores de Lula (PT) a bandidos, traficantes e assassinos.
O vídeo em questão, conforme a decisão judicial, também deve ser retirado no YouTube. “Essa afirmação, além de desproporcional e infundada, reveste-se de teor ofensivo, pois imputa conduta criminosa a grupo determinado de indivíduos”, diz a sentença.
A defesa do deputado justificou que as afirmações estariam protegidas pela imunidade parlamentar. A Justiça, entretanto, entendeu que por Gayer ser um parlamentar, suas falas teriam ainda mais alcance, agravando a responsabilidade.
“No caso em apreciação, observo que o ofendido merece compensação, haja vista a lesividade do fato inverídico divulgado pelo réu, mediante meio de comunicação com elevado alcance”, completa a decisão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.