Mundo

CEO do X renuncia após dois anos no cargo

Os motivos da saída não foram informados nem pela empresa, nem pela executiva

CEO do X renuncia após dois anos no cargo
CEO do X renuncia após dois anos no cargo
Linda Yaccarino (à esquerda) deixa a rede de propriedade de Elon Musk – Fotos: Brendan Smialowski e Jim Watson/AFP
Apoie Siga-nos no

A CEO da rede social X (antigo Twitter), Linda Yaccarino, renunciou ao cargo nesta quarta-feira 9, após dois anos à frente da empresa de Elon Musk.

Em um comunicado publicado na plataforma, Yaccarino anunciou que deixava o cargo após “dois anos incríveis” de transformação da companhia.

Nem a empresa nem a executiva explicaram os motivos da saída, após semanas de críticas ao chatbot de inteligência artificial de Musk, o Grok, por comentários antissemitas no X, como menções ao líder nazista Adolf Hitler e outros que desabonam o islamismo.

Yaccarino, ex-executiva de publicidade da NBCUniversal, assumiu como CEO do X em junho de 2023, substituindo Musk, que ocupava o cargo desde que comprou a rede por 44 bilhões de dólares (240 de reais bilhões) em outubro de 2022.

Sua nomeação ocorreu em um momento em que o bilionário pretendia se concentrar no desenvolvimento de produtos e buscava publicitários experientes para reconquistar anunciantes que deixaram a rede após sua aquisição por Musk.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo