CartaExpressa
Moraes nega pedido de Filipe Martins de revogação de medidas cautelares
O ex-assessor de Bolsonaro é apontado pela Procuradoria-Geral da República como um dos integrantes do chamado ‘núcleo 2‘ da trama golpista


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, negou nesta terça-feira 8 o pedido da defesa de Filipe Martins de revogar as medidas cautelares impostas contra ele. O ex-assessor de Jair Bolsonaro (PL) é réu no núcleo 2 da trama golpista.
“As circunstâncias do fato e condições pessoais do indiciado demonstram a adequação da medida à gravidade dos crimes imputados e sua necessidade para aplicação da lei penal e efetividade da instrução criminal”, anota Moraes.
A defesa pedia que Moraes liberasse Filipe do uso de tornozeleira eletrônica, do recolhimento domiciliar noturno e aos finais de semana, da proibição de usar as redes sociais e do impedimento de deixar a comarca. A justificativa era que as medidas não era mais necessárias.
Filipe Martins é apontado pela Procuradoria-Geral da República como um dos integrantes do chamado ‘núcleo 2‘ da trama golpista. Junto a cinco outras pessoas, ele é acusado de estar à frente das ações que buscavam impedir a posse de Lula após as eleições de 2022.
Desde que deixou a prisão, em agosto do ano passado, o ex-assessor de Bolsonaro cumpre medidas cautelares e tem buscado, sem sucesso, a autorização de Moraes para dar entrevistas sobre o caso.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Após renúncia de Sebastião Coelho, novo advogado assume a defesa de Filipe Martins na trama golpista
Por CartaCapital
Moraes rejeita pedido de site para entrevistar Filipe Martins, réu na ação do golpe
Por CartaCapital