Do Micro Ao Macro
Home office: quem paga a conta? Veja o que a lei (ainda) não garante sobre a modalidade
‘Do Micro ao Macro’ é uma produção de CartaCapital em parceria com o Sebrae


Você trabalha de casa? Depois da pandemia de Covid-19, o home office deixou de ser uma prática eventual e ganhou larga adoção no Brasil. Mesmo que, depois da emergência de saúde, muitas empresas queiram voltar ao regime presencial, milhões de pessoas ainda trabalham remotamente todos os dias. No entanto, a legislação trabalhista ainda não acompanhou essa mudança. A CLT, por exemplo, ainda não responde dúvidas básicas, como: quem vai pagar a conta de internet do trabalhador? A empresa tem que fornecer notebook e outros equipamentos? É obrigatório bater o ponto?
Então, enquanto a lei não se adapta, como trabalhadores podem garantir suas direitos? Saiba mais no novo episódio da série “Do Micro ao Macro”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Quatro erros que prejudicam gestores em início de carreira
Por Cacá Melo
Quais são os direitos do MEI?
Por Cacá Melo
Imposto de Renda: Caí na malha fina, e agora?
Por Cacá Melo