Mundo
Irã anuncia reabertura de seu espaço aéreo
O espaço aéreo iraniano foi totalmente fechado em 13 de junho após o início do ataque sem precedentes lançado por Israel
O Irã anunciou, nesta quinta-feira 3, a reabertura de seu espaço aéreo, inclusive sobre a capital Teerã, que foi fechado em 13 de junho no primeiro dia da guerra contra Israel.
“Os aeroportos internacionais de Mehrabad e Imam Khomeini em Teerã, assim como os do norte, leste, oeste e sul do país, retomaram seus serviços e estão prontos para garantir os voos”, anunciou a agência oficial Irna.
O espaço aéreo iraniano foi totalmente fechado em 13 de junho após o início do ataque sem precedentes lançado por Israel contra o Irã.
Em 25 de junho, no dia seguinte ao cessar-fogo, os voos haviam sido retomados progressivamente, mas apenas no leste do país.
O Irã depois ampliou em 28 de junho a reabertura do espaço aéreo para as companhias estrangeiras que sobrevoam o seu território.
Nesta quinta, a agência Irna especificou que apenas os aeroportos de Isfahan (centro) e Tabriz (noroeste), duas cidades atacadas várias vezes pelos bombardeios israelenses, continuarão fechados até que as infraestruturas estejam operacionais novamente.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



