Esporte

Diogo Jota, atacante do Liverpool e da seleção de Portugal, morre ao lado do irmão em acidente de carro

André Silva, de apenas 25 anos e também jogador de futebol, acompanhava o irmão de 28 anos em uma viagem na Espanha

Diogo Jota, atacante do Liverpool e da seleção de Portugal, morre ao lado do irmão em acidente de carro
Diogo Jota, atacante do Liverpool e da seleção de Portugal, morre ao lado do irmão em acidente de carro
O atacante Diogo Jota, do Liverpool e da seleção de Portugal, morreu nesta quinta-feira 3 de junho em um acidente de carro. Foto: Paul ELLIS / AFP
Apoie Siga-nos no

O atacante português do Liverpool, Diogo Jota, e seu irmão, André, também jogador de futebol, morreram nesta quinta-feira (3) em um acidente em uma estrada no noroeste da Espanha, uma notícia que deixou seu clube “devastado” e que provocou comoção no mundo do futebol.

O jogador de 28 anos faleceu junto com seu irmão, André, quando o veículo em que estavam saiu da pista e pegou fogo por volta das 00h30 de quinta-feira (horário local), na província de Zamora (centro-norte da Espanha), segundo informou nesta quinta-feira a Guarda Civil.

André Silva, atleta do Penafiel, de Portugal, morreu ao lado do irmão, o atacante Diogo Jota, do Liverpool, em um acidente de carro.
Foto: Reprodução/Redes Sociais

“Saída de via de um veículo, tudo aponta para um estouro do pneu enquanto realizava ultrapassagem. Como resultado do incidente, o carro pegou fogo e ambos morreram”, explicou a Guarda Civil.

O delegado adjunto do governo em Zamora, Ángel Blanco, explicou aos jornalistas que o carro “pegou fogo e os dois passageiros morreram dentro”.

A mídia local publicou um vídeo mostrando a remoção do que restou do veículo, uma Lamborghini, do acostamento da rodovia.

Diogo Jota chegou ao Liverpool em 2020, e, desde então, desempenhou um papel central nos títulos da equipe britânica nos últimos anos.

O também jogador da seleção portuguesa havia anunciado há alguns dias que se casou no dia 22 de junho, publicando fotos da cerimônia no X.

O funeral de ambos está marcado para sábado, em Gondomar, perto do Porto, noticiou a agência Lusa, citando fonte da câmara municipal.

“Coração partido”

“O Liverpool Football Club está devastado pela trágica morte de Diogo Jota”, escreveu o campeão da Premier League em mensagem publicada no X.

Jota passou pelo Atlético de Madrid, Porto e Wolverhampton antes de chegar a Anfield, onde marcou 65 gols pelos ‘Reds’ e se tornou um dos jogadores favoritos dos torcedores do Liverpool.

As homenagens de seus fãs não demoraram a chegar e, já na manhã desta quinta-feira, vários torcedores começaram a depositar coroas de flores e lenços ao redor do estádio Anfield.

“É muito difícil. É como um luto por alguém da sua família. Os gols que marcou, as memórias que nos proporcionou. Não temos como agradecê-lo o suficiente”, disse Tom Barry, um mecânico de 32 anos vestindo a ‘camisa 20’ de Jota.

“Ele foi cedo demais, mas sempre estará em nossos corações. Não tenho palavras. Simplesmente senti a necessidade de vir aqui para homenageá-lo”, afirmou o motorista de ambulância Abdul, de 30 anos.

Na Inglaterra, clubes como Everton, Arsenal e Manchester United, entre outros, demonstraram nas redes sociais seu apoio à família e aos amigos do jogador.

“Estamos com o coração partido. Diogo foi adorado pelos nossos torcedores, querido pelos seus companheiros e apreciado por todos os que trabalharam com ele durante seu tempo nos Wolves”, escreveu o Wolverhampton, clube em que jogou de 2017 a 2020.

“É difícil receber esse tipo de notícia e ainda não consigo acreditar. Ele era um excelente companheiro de equipe, um amigo e, acima de tudo, um ótimo pai”, lembrou o mexicano Raúl Jiménez, ex-companheiro de equipe nos Wolves.

Portugal em choque

Com 49 jogos pela seleção portuguesa, no último dia 8 de junho foi campeão da Liga das Nações após vencer nos pênaltis a Espanha.

“Não faz sentido. Ainda agora estávamos juntos na Seleção, ainda agora tinhas casado. À tua familia, à tua mulher e aos teus filhos, envio os meus sentimentos e desejo-lhes toda a força do mundo. Sei que estarás sempre com eles”, escreveu em suas redes sociais a estrela do futebol português Cristiano Ronaldo.

“É um dia triste para o futebol e para o esporte nacional e internacional”, escreveu por sua vez o primeiro-ministro português, Luis Montenegro, no X.

“Em nome da comunidade do futebol europeu, lamentamos profundamente o trágico falecimento de Diogo Jota, internacional português e atacante do Liverpool FC, juntamente com seu irmão André Silva”, reagiu a Uefa a esta “perda dolorosa”, afirmando que um minuto de silêncio será observado em homenagem aos jogadores nesta quinta-feira, antes da partida entre Portugal e Espanha na Eurocopa Feminina.

Na Eurocopa Feminina, organizada pela Uefa, foram observados minutos de silêncio durante as duas partidas do dia, Itália-Bélgica e Espanha-Portugal.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, declarou-se “profundamente triste” e garantiu que “ambos farão muita falta a todos aqueles que os conheceram e à comunidade global do futebol”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo