Do Micro Ao Macro
Diversificação com boleto e parcelamento eleva o tíquete médio no B2B digital
B2B digital cresce com soluções locais de pagamento e leva tíquete médio acima de US$ 9 mil; VTP sobe 41% ao ano no Brasil


No comércio eletrônico entre empresas, oferecer opções de parcelamento e boleto bancário tem se mostrado uma estratégia eficaz para ampliar o alcance e o volume transacionado. No Brasil, onde o hábito de dividir pagamentos é consolidado e milhões de pessoas não usam cartão de crédito, soluções adaptadas à realidade local ajudam a impulsionar o setor de software como serviço (SaaS) e a ampliar o acesso a plataformas digitais de gestão.
Com esse modelo, a monday.com aumentou o tíquete médio dos seus clientes brasileiros para mais de 9 mil dólares e registrou crescimento médio anual de 41% no Volume Total de Pagamentos (VTP) nos últimos três anos, ao lado do parceiro Ebanx.
Pagamento localizado impulsiona resultado
A plataforma passou a oferecer parcelamento com cartão e boleto bancário. Essas opções se alinham ao comportamento do mercado brasileiro, onde o parcelamento é uma prática disseminada desde os anos 1980, e o boleto ainda é a principal alternativa para quem não tem cartão — cerca de 60 milhões de brasileiros.
A opção de parcelar responde hoje por 35% do volume total transacionado no país por meio do Ebanx, segundo os dados divulgados.
Boleto lidera as transações
Apesar do crescimento do uso de cartões, o boleto bancário representa a maioria das transações no Brasil para a monday.com, com 52% de participação, superando o cartão de crédito, que responde por 47%. A taxa é mais que o dobro da média do mercado B2B, que usa o boleto em cerca de 25% das compras, conforme o estudo “Beyond Borders 2025”, do Ebanx.
No segmento P2B (consumidores finais comprando de empresas), o uso de boleto cai para 10%. Por isso, a oferta de boletos como método padrão tem sido relevante para atrair empresas de diferentes portes e localidades.
Adaptação às preferências locais
“Nossa colaboração com o Ebanx tem transformado o apoio ao processo de pagamento de nossos clientes no Brasil”, afirma Mauricio Prado Silva, VP de LATAM da monday.com. Segundo ele, as soluções flexíveis e adaptadas reduzem obstáculos e ampliam o acesso à plataforma.
Para Robert-Jan Lieben, vice-presidente comercial de Europa do Ebanx, adaptar os meios de pagamento ao comportamento local gera impacto direto no desempenho. “Ao oferecer métodos que os consumidores locais confiam, as empresas expandem o acesso aos seus serviços”, comenta.
SaaS avança na região
A experiência da monday.com exemplifica o avanço do mercado de SaaS na América Latina. Segundo o instituto Payments and Commerce Market Intelligence (PCMI), o setor deve crescer 20% ao ano na região até 2027, impulsionado pela digitalização dos negócios e pela demanda por soluções em nuvem.
Lieben afirma que, nesse contexto, métodos como boleto bancário e transferências bancárias são relevantes principalmente para pequenas e médias empresas, que enfrentam limitações de crédito e dependem de formatos acessíveis para participar do comércio digital.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Veja cinco benefícios que o Pix Automático traz para as empresas
Por Do Micro ao Macro
Pix Automático deve substituir débito automático, mas não ameaça o uso do boleto
Por Do Micro ao Macro