CartaCapital

assine e leia

Cartas Capitais

Parceiros no caos Faz quase dois anos que Israel bombardeia Gaza. Os palestinos estão sofrendo com desnutrição e doenças infecciosas, sem ter ao menos água para beber, raspando comida do chão e morrendo queimados enquanto dormem. E a ONU não nada fez. Cadê as sanções […]

Cartas Capitais
Cartas Capitais
Apoie Siga-nos no

Parceiros no caos
Faz quase dois anos que Israel bombardeia Gaza. Os palestinos estão sofrendo com desnutrição e doenças infecciosas, sem ter ao menos água para beber, raspando comida do chão e morrendo queimados enquanto dormem. E a ONU não nada fez. Cadê as sanções e respostas severas contra Israel?
Rosana Silva

Trump mete bomba num país claramente apoiando o outro, e depois vem com papo de cessar-fogo? Os EUA certamente estão lucrando com isso.
Jackson Nascimento

Não houve acordo. Houve uma mentira tweetada. O jornalismo precisa parar de legitimar esse tipo de comportamento. Acordos não são feitos pelo Twitter.
Camila Gelfuso

Você pode não gostar de um governo, mas nunca, na história, a remoção de um poder por uma potência estrangeira resultou em uma vida melhor para a população do país invadido. Sempre entra algo pior.
Felipe Silva

Diante do atual cenário no Oriente Médio, o mundo constata aquilo que já se sabia: vivemos a era da perda da civilidade e da diplomacia, onde impera a lei do mais forte. Quincas Borba estava certo: “Ao vencedor, as batatas!”
Erivan Santana

O depoimento de Bolsonaro
A desinformação e o ódio são os verdadeiros pais do bolsonarismo. Essa aberração política só pôde florescer graças ao ambiente fértil das redes sociais. Foi nelas que os golpistas da era digital articularam sua trama, confiantes no poder de convencimento do chamado gabinete do ódio e suas ramificações. A operação sustentou-se na ideia de um Brasil abandonado, onde instituições democráticas e poderes constituídos seriam obstáculos à implantação de um regime de exceção, que, para os fanáticos, seria a realização da “vontade divina” na Terra Brasilis.
Williams Costa Cantanhede

Bolsonaro sempre demonstrou desprezo pelas instituições democráticas, desde seus tempos como ­deputado. Seu discurso de outsider encantou parte do eleitorado despolitizado e desesperançado, que de forma suicida preferiu arriscar seu futuro com alguém tão sem noção, em vez de simplesmente anular o voto. E se tivesse dado certo o golpe? O que estaria reservado aos cidadãos comuns que ousassem ter opinião contrária ao novo regime? Certamente, um fim trágico. Nossa soberania e todos os direitos garantidos conquistados historicamente seriam sepultados juntamente com as vítimas. A democracia pode não ser um regime perfeito, mas não há alternativa melhor. A condenação e a prisão de Bolsonaro e seus asseclas não seriam apenas uma questão judicial, mas um dever histórico.
Paulo Sérgio Cordeiro Santos

Jogada Ensaiada
Delação é só parte do processo. O que vale mesmo são as provas colhidas pela Polícia Federal. E provas não são anuladas.
Sérgio Pompílio

Eles farão de tudo para manobrar e evitar a prisão de Bolsonaro, mas não conseguirão. Bolsonaro passará uma boa temporada na cadeia.
Marcelo Rêgo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo