Trump quebra a promessa de campanha e se mete em guerra no Oriente Médio
O podcast “Política na Veia” conta com a participação de Sergio Lirio, redator-chefe de CartaCapital; do jornalista Luis Nassif, do Jornal GGN; e do cientista político Claudio Couto, do canal do YouTube Fora Da Política Não Há Salvação
Depois de quase duas semanas de confronto direto entre Israel e Irã e bombardeios norte-americanos às instalações nucleares da república islâmica, o presidente Donald Trump anunciou um “cessar-fogo” naquilo que chamou de “Guerra dos Doze Dias”. A pausa nos confrontos entretanto, ainda é frágil. Mas o envolvimento direto dos Estados Unidos escancara a quebra de uma promessa de campanha de Trump, que havia sinalizado que evitaria a intervenção norte-americana em novos conflitos. Diante disso, qual será o efeito dos ataques para a política interna no Irã, para o Oriente Médio e até mesmo para a oposição Democrata e para o movimento trumpista nos EUA? Veja também: a acareação entre Braga Netto e Mauro Cid e os desafios do governo Lula no Congresso.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.