Esporte
Comissão de Esporte do Senado articula debate com o novo presidente da CBF
O pedido de audiência com Samir Xaud está na pauta desta quarta-feira 25


A Comissão de Esporte (CEsp) do Senado Federal se reúne nesta quarta-feira 25 para votar quatro requerimentos de audiência pública. Um deles propõe um debate com o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir de Araújo Xaud.
A intenção, sustenta o requerimento, é discutir as diretrizes que Xaud pretende estabelecer para o futebol nacional nos próximos anos. O pedido é assinado pela senadora Leila Barros (PDT-DF).
Segundo a parlamentar, também podem ser debatidos temas como as políticas de incentivo ao futebol de base e ao futebol feminino e pontos estratégicos relativos à formação de atletas. A infraestrutura dos estádios e o fortalecimento da cooperação entre o Poder Legislativo e a CBF também são mencionados pela senadora no pedido.
Samir de Araújo Xaud foi eleito presidente da CBF no final de maio. Ele substituiu Ednaldo Rodrigues, afastado do cargo pela Justiça.
Outros pedidos
Os outros três requerimentos na pauta da CEsp também são de autoria de Leila Barros. Neles são solicitadas audiências públicas para discutir:
- a Lei de Incentivo ao Esporte, sua efetividade e as possibilidades de aprimoramento de seus instrumentos;
- os programas sociais relacionados ao esporte desenvolvidos pelas Forças Armadas, como o Forças no Esporte e o Projeto João do Pulo;
- igualdade de gênero no esporte, com foco nos desafios enfrentados por mulheres atletas e nas propostas de políticas públicas de apoio à presença feminina em esportes de alto rendimento.
(Com informações de Agência Senado)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.