Política
CCJ da Câmara abre prazo para Zambelli apresentar defesa no processo de cassação
A deputada licenciada enfrenta um processo de perda de mandato após ser condenada no STF pela invasão a um sistema do CNJ
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados abriu nesta segunda-feira 23 o prazo para que a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) se defenda no processo de cassação do seu mandato. Segundo o colegiado, Zambelli tem, a partir de 24 de junho, cinco sessões para expor sua defesa escrita e indicar provas.
Zambelli enfrenta um processo de perda de mandato após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal a dez anos de prisão pela invasão a um sistema do Conselho Nacional de Justiça. A parlamentar fugiu do Brasil após a sentença e está foragida na Itália.
Antes de o STF encaminhar a ordem de cassação, Zambelli pediu licença de 127 dias do mandato, concedida pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
A expectativa é que o processo que pode resultar na cassação do mandato ocorra antes do recesso de 17 de julho. Após a análise do caso na CCJ, uma nova votação no plenário da Casa dará a palavra final sobre o mandato da bolsonarista.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
A 1ª proposta do substituto de Zambelli na Câmara: acabar com audiência de custódia
Por CartaCapital
Quem é o deputado do Republicanos que relatará a cassação de Zambelli
Por Wendal Carmo
Zambelli tem vontade de se apresentar às ‘autoridades italianas’ e não quer ficar foragida, diz defesa
Por CartaCapital



