Mundo

Lula tende a visitar Cristina Kirchner em julho, diz Paulo Pimenta

O presidente participará de reunião do Mercosul, enquanto a líder peronista cumpre prisão domiciliar

Lula tende a visitar Cristina Kirchner em julho, diz Paulo Pimenta
Lula tende a visitar Cristina Kirchner em julho, diz Paulo Pimenta
Lula e Cristina Kirchner em um encontro oficial em 2007. Foto: Presidencia de la N. Argentina
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) tende a visitar em breve a ex-presidenta da Argentina Cristina Kirchner, que está em prisão domiciliar por decisão da Suprema Corte.

A informação foi divulgada pelo deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, nesta quarta-feira 18. O parlamentar está em Buenos Aires para participar de um ato de apoio a Cristina.

Segundo Pimenta, Lula aproveitará a participação na cúpula do Mercosul, que acontecerá em Buenos Aires entre 2 e 3 de julho, para visitar a líder peronista.

“Lula participará da cúpula. Vindo a Buenos Aires, é desejo do presidente Lula ter um encontro com a Cristina”, afirmou. “Lula falou com ela na semana passada por telefone e disse que quando viesse à Argentina, iria visitá-la.”

Cristina cumpre prisão domiciliar em seu apartamento na zona sul da capital argentina, depois que a Corte máxima da Argentina confirmou a sua condenação a seis anos de prisão por irregularidades em contratos de obras públicas na província de Santa Cruz. A ex-presidenta nega as acusações e diz ser alvo de perseguição judicial e política.

Mobilização pró-Cristina Kirchner em Buenos Aires, em 18 de junho de 2025. Foto: Luis Robayo/AFP

Apesar do direito à prisão domiciliar, receber visitas não é tão simples. Conforme a decisão que autorizou a permanência de Cristina em casa, a Justiça restringiu as visitas a familiares, advogados e médicos. A visita de um chefe de Estado somente seria possível com autorização judicial.

Nesta semana, a defesa de Cristina comentou a possibilidade de ela receber Lula. “Uma pessoa que está privada de liberdade tem de ter esse direito. Nessa medida, não espero que possa existir qualquer tipo de limitação a que o presidente Lula ou qualquer outra pessoa a visite”, afirmou Carlos Beraldi, advogado da peronista.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo