Educação

O que você precisa saber sobre o ‘Enem dos Professores’

A avaliação servirá como instrumento para a seleção de professores nas redes estaduais e municipais do País

O que você precisa saber sobre o ‘Enem dos Professores’
O que você precisa saber sobre o ‘Enem dos Professores’
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, publicou, na terça-feira 17, o edital da edição 2025 da Prova Nacional Docente, conhecida como ‘Enem dos Professores’. A avaliação servirá como instrumento para a seleção de professores nas redes estaduais e municipais do País.

CartaCapital reuniu as principais informações sobre a prova, que será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal, no dia 26 de outubro.

1. Quem pode participar?

Estão aptos a participar os estudantes concluintes de cursos de licenciatura que estejam inscritos no Enade 2025 — esses participarão automaticamente da PND, sem necessidade de nova inscrição e com isenção da taxa. Também podem participar demais interessados em participar de concursos públicos ou processos seletivos de União, estados, Distrito Federal e municípios que optem por utilizar o resultado da PND como etapa classificatória. Esses candidatos devem se inscrever individualmente.

2. Qual o valor e período das inscrições?

As inscrições devem ser realizadas entre os dias 14 e 25 de julho, exclusivamente pelo sistema da PND. A taxa de inscrição é de 85 reais e deve ser paga até 31 de julho, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança).

3. Quem fica isento da cobrança?

Estarão isentos da taxa os estudantes habilitados e inscritos no Enade 2025 por suas instituições de ensino, participantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica inscritos no CadÚnico, e doadores de medula óssea cadastrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde. Os pedidos de isenção devem ser feitos entre os dias 30 de junho e 4 de julho, no mesmo site das inscrições.

4. Quando a prova será aplicada?

A Prova Nacional Docente será aplicada no dia 26 de outubro, em todos os estados e no Distrito Federal.

5. Como será a prova?

Com duração de 5h30, a prova será composta por uma parte de formação geral docente, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de componente específico, próprio de cada área de avaliação das licenciaturas.

A parte de formação geral tem 30 questões de múltipla escolha e uma discursiva, enquanto a parte específica terá 50 questões de múltipla escolha envolvendo situações-problema e estudos de caso.

6. As redes estaduais e municipais são obrigadas a aderir à avaliação?

Não. As secretarias interessadas em utilizar os resultados da prova em seus processos seletivos, tinham até o dia 15 de junho para fazer a adesão, via a plataforma Simec, do Ministério da Educação. A prova não é um critério obrigatório a ser seguido pelas redes de educação, que podem usar o exame nacional como apenas uma etapa das seleções organizadas por elas.

A Prefeitura de São Paulo é uma das que já anunciou que vai irá usar a PND como uma das etapas de seleção para a contratação de novos docentes para as escolas do município.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo