CartaExpressa
Câmara acelera projeto que altera a tabela do Imposto de Renda
Com a urgência aprovada, o projeto pode ser votado diretamente no plenário


A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira 16 o regime de urgência para o projeto que altera a tabela mensal do Imposto de Renda (IR) para garantir a manutenção da isenção em 2025 para quem recebe até dois salários mínimos (atualmente 3.036 reais).
Com a urgência aprovada, o projeto pode ser votado diretamente no plenário, sem passar antes pelas comissões da Câmara.
O projeto – que reproduz o conteúdo da MP 1294/2025 – é de autoria do líder do governo na Câmara, o deputado federal José Guimarães (PT-CE), e tem o ex-presidente da Casa como relator, o deputado Arthur Lira (PP-AL).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lira indica que pode rever alíquotas de Imposto de Renda para os mais ricos
Por CartaCapital
Centrais sindicais se reúnem com Haddad e pedem isenção de Imposto de Renda sobre PLR
Por Agência Brasil