CartaExpressa
Itamaraty: Prefeitos brasileiros ignoraram orientação sobre não viajar a Israel
Parte dos políticos conseguiu cruzar a fronteira com a Jordânia em segurança


O Ministério das Relações Exteriores afirmou, nesta segunda-feira 16, que os políticos brasileiros que foram a Israel ignoraram um alerta do governo Lula (PT) para evitar viagens à região, devido aos conflitos armados.
Em nota, o Itamaraty enfatizou que a embaixada do Brasil em Israel mantém, desde outubro de 2023, um alerta consular que desaconselha qualquer viagem não essencial ao país.
“Em junho corrente, duas comitivas de autoridades brasileiras viajaram a Israel a convite do governo israelense, a despeito do alerta consular da Embaixada do Brasil em Tel Aviv“, diz o comunicado.
Parte dos prefeitos brasileiros que ficaram retidos em Tel Aviv após o início dos conflitos entre Israel e Irã conseguiu cruzar a fronteira com a Jordânia em segurança.
Uma comitiva de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais foi a Israel sob a justificativa de participar de uma feira de tecnologia e segurança.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Israel ataca TV estatal iraniana e Netanyahu fala em assassinar líder supremo
Por CartaCapital
Prefeitos que estavam em Israel durante escalada do conflito com o Irã cruzam fronteira com a Jordânia
Por CartaCapital
Defesa Civil de Gaza anuncia 20 mortes por disparos israelenses durante distribuição de ajuda
Por AFP