Clima

Frio se afasta e Rio Grande do Sul terá chuvas fortes: veja a previsão da semana no País

O Inmet expediu alerta máximo de atenção para todo o estado

Frio se afasta e Rio Grande do Sul terá chuvas fortes: veja a previsão da semana no País
Frio se afasta e Rio Grande do Sul terá chuvas fortes: veja a previsão da semana no País
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Depois de dias marcados por baixas temperaturas, o frio começa a perder intensidade no Brasil com a chegada da segunda quinzena de junho. A elevação nas temperaturas será sentida principalmente no centro-sul, onde as máximas voltam a se aproximar ou até superar os 30 °C em algumas áreas.

No entanto, o tempo continua instável no Nordeste, com previsão de chuva em áreas costeiras. Segundo o Climatempo, a frente fria que se afastava lentamente pela costa da região ainda influencia o tempo, especialmente com a intensificação dos ventos marítimos. A combinação desses fatores mantém a instabilidade no leste da região nos próximos dias.

O Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, também prevê chuvas volumosas para o norte da região Norte, com acumulados acima dos 50 mm.

Porém, o maior risco para a semana está no acumulado de chuvas no Rio Grande do Sul: o Inmet expediu alerta máximo de atenção para todo o estado. O MetSul apontou quais cidades correm mais risco devido às tempestades: Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, São Borja, Itaqui, Alegrete, Santiago, Santa Maria, Tupanciretã, Sobradinho, Cruz Alta, Ijuí, São Gabriel, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Canguçu, Camaquã, Caçapava do Sul e Encruzilhada do Sul.

A Defesa Civil do RS também divulgou um mapa com as regiões com maiores riscos hidrológicos. Para emergências, o telefone é o 199. Também é possível enviar um SMS para o número 40199 para receber os alertas emitidos pelo órgão.

Mapa: Defesa Civil RS

Calor no Sudeste e Centro Oeste

Já no Sudeste, o cenário é outro. Após a forte onda de frio da semana passada, o calor volta a ganhar força com a mudança nos ventos em diferentes camadas da atmosfera. Em São Paulo, por exemplo, os termômetros podem chegar aos 27 °C na quinta-feira 19, depois de vários dias abaixo dos 20 °C. No Rio de Janeiro, a terceira semana de junho pode terminar com temperaturas próximas dos 30 °C. Em Belo Horizonte, a previsão é de até 27 °C, enquanto Vitória pode registrar calor de até 28 °C.

Na cidade de São Paulo, a tendência é de diminuição gradual do frio, com tardes mais agradáveis e sol entre poucas nuvens, diz o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura.

Não há previsão de chuva nos próximos dias, mas a umidade relativa do ar deve cair, com índices mínimos próximos aos 40% — típico do inverno para a região. Na terça-feira 17, a capital terá mínima de 13 °C na madrugada e máxima de 24 °C à tarde.

No Centro-Oeste, também haverá forte calor: a região deve registrar as temperaturas mais elevadas do País nesta semana. Campo Grande e Goiânia podem ultrapassar os 30 °C, e em Cuiabá o calor pode chegar aos 35 °C.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo