Mundo
Veja imagens do contra-ataque iraniano a Israel
A tensão cresce no Oriente Médio. Tel Aviv afirma que Teerã ultrapassou uma ‘linha vermelha’ nesta sexta-feira 13
O Irã iniciou nesta sexta-feira 13 um ataque contra Israel, disparando mísseis balísticos. Trata-se de uma reação à ofensiva executada por Tel Aviv nesta madrugada, que atingiu instalações nucleares e devastou a cadeia de comando militar iraniana.
Segundo o jornal The New York Times, pelo menos 22 pessoas ficaram feridas em Israel. Hospitais israelenses, no entanto, disseram ao veículo que tratam “dúzias” de feridos.
“A Guarda Revolucionária Islâmica executou sua resposta decisiva e precisa contra dezenas de alvos, centros militares e bases aéreas do regime sionista usurpador nos territórios ocupados”, declarou a Guarda em um comunicado divulgado pela mídia estatal iraniana.
O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, por sua vez, afirmou que o Irã ultrapassou “as linhas vermelhas. “Continuaremos defendendo os cidadãos de Israel e garantiremos que o regime dos aiatolás pague um preço muito alto por suas ações terríveis.”
Veja imagens do contra-ataque iraniano:
Socorristas resgatam uma pessoa de um prédio atingido por míssil iraniano, em Ramat Gan, Israel. Foto: Jack Guez/AFP
Fumaça em prédio de Tel Aviv em meio ao ataque iraniano. Foto: Jack Guez/AFP
Prédio atingido por míssil iraniano em Ramat Gan, Israel. Foto: Jack Guez/AFP
Detritos de mísseis iranianos deixam rastro no céu da Faixa de Gaza. Foto: AFP
Detritos de mísseis iranianos deixam rastro no céu da Faixa de Gaza. Foto: AFP
Tropas israelenses e socorristas em Tel Aviv. Foto: Jack Guez/AFP
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Irã lança mísseis contra Israel em resposta aos ataques contra instalações nucleares
Por AFP
Israel x Irã: O que está em jogo para a economia global?
Por Deutsche Welle
Conheça as instalações nucleares iranianas na mira de Israel
Por Deutsche Welle




