Mundo

Morre aos 82 anos Brian Wilson, cofundador de The Beach Boys

O anúncio, nesta quarta-feira 11, partiu da família do artista

Morre aos 82 anos Brian Wilson, cofundador de The Beach Boys
Morre aos 82 anos Brian Wilson, cofundador de The Beach Boys
Foto: Suzanne Cordeiro/AFP
Apoie Siga-nos no

Brian Wilson, cofundador do grupo musical americano The Beach Boys, morreu aos 82 anos, anunciou sua família nesta quarta-feira 11.

“Estamos com o coração partido em anunciar que nosso amado pai, Brian Wilson, faleceu. Estamos sem palavras neste momento”, anunciou sua família em uma mensagem em sua conta do Instagram.

O líder dos Beach Boys enfrentou transtornos mentais durante boa parte de sua vida. A esquizofrenia e a depressão forçaram o proeminente compositor a se afastar da vida pública quando sua popularidade atingia novos patamares.

Nascido em 1942 e criado em Hawthorne (Califórnia), Wilson, seus dois irmãos mais novos Carl e Dennis, seu primo Mike Love e seu amigo Al Jardine formaram no ensino médio o que se tornaria The Beach Boys, uma das bandas de rock mais importantes dos Estados Unidos, que projetou em sua música a essência da juventude californiana da década de 1960.

De 1962 a 1966, compôs mais de 200 hinos ao sol, surfe e às garotas bronzeadas (Surfin’ USA, I get around, Fun Fun Fun, Surfer girl) e tornou o Beach Boys a banda americana mais vendida do mundo.

Dos 19 aos 24 anos, o baixista e cantor se equiparou aos Beatles. John Lennon considerou Pet Sounds (1966) um dos melhores álbuns de todos os tempos.

Após a inocência das primeiras composições, Wilson refletiu sobre a perda da juventude e levou sua banda a um rock mais psicodélico que teve origem na cultura hippie.

Mas em 1967, sua saúde mental se deteriorou devido ao abuso de drogas.

Foi somente em 2002, casado novamente e pai de cinco filhos adotivos (sete no total), que o “Mozart do pop” voltou a trabalhar em sua obra-prima, Smile, após um longo período de internações em hospitais psiquiátricas, curas e recaídas.

Diagnosticado com demência em seus últimos anos, ele foi colocado sob tutela em maio de 2024.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo