Esporte

Austrália se classifica para a Copa de 2026; Arábia Saudita vai para a repescagem

Será a sétima participação dos australianos no Mundial, a sexta consecutiva. A primeira foi em 1974

Austrália se classifica para a Copa de 2026; Arábia Saudita vai para a repescagem
Austrália se classifica para a Copa de 2026; Arábia Saudita vai para a repescagem
Austrália se classifica para Copa de 2026. Foto: Abdel Ghani BASHIR/AFP
Apoie Siga-nos no

A Austrália selou sua classificação para a Copa do Mundo de 2026 nesta terça-feira 10, ao vencer por 2 a 1 a Arábia Saudita, que vai para a repescagem a fim de tentar conseguir uma vaga no torneio.

Os australianos, que competem nas Eliminatórias da Confederação Asiática de Futebol desde 2006, se juntam às cinco equipes do continentes já classificadas para o Mundial: Japão, Irã, Coreia do Sul, Uzbequistão e Jordânia.

Os ‘Socceroos’ também são a 11ª seleção com presença garantida no Mundial do ano que vem, que será organizado em conjunto por Estados Unidos, México e Canadá.

Abdulrahman Al Aboud abriu o placar para a Arábia Saudita aos 19 minutos, mas Connor Metcalfe (42′) e Mitchell Duke (48′) viraram para a Austrália, que tinha a vaga praticamente assegurada, já que os sauditas precisavam de uma vitória por pelo menos cinco gols de diferença para ficarem à frente na classificação do grupo.

Será a sétima participação da Austrália na Copa do Mundo, a sexta consecutiva. A primeira foi em 1974.

Os melhores resultados do país foram as oitavas de final em 2006 (derrota por 1 a 0 para a Itália) e em 2022 (derrota por 2 a 1 para a Argentina).

A Arábia Saudita, que no último Mundial venceu a Argentina de Lionel Messi na estreia, participará da quarta fase das Eliminatórias asiáticas, que começará em outubro, com Iraque, Catar, Emirados Árabes Unidos e Omã.

Esses países serão divididos em dois grupos de três equipes. Os líderes de cada chave se enfrentarão entre si e o vencedor irá para uma repescagem intercontinental com duas seleções da Concacaf (América do Norte, Central e Caribe), uma da CAF (África), uma da Conmebol (América do Sul) e uma da OFC (Oceania).

A Arábia Saudita será a anfitriã da Copa do Mundo de 2034.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo