Esporte
Árbitros da Copa do Mundo de Clubes usarão câmeras corporais
Esta é uma das inovações que serão testadas no torneio, onde os espectadores nos estádios também poderão assistir às revisões do VAR ao vivo
Os árbitros da Copa do Mundo de Clubes, que começa na semana que vem nos Estados Unidos, gravarão imagens a partir de câmeras corporais que poderão ser assistidas em transmissões de televisão, anunciou a Fifa nesta sexta-feira 6.
Esta é uma das inovações que serão testadas no torneio, onde os espectadores nos estádios também poderão assistir às revisões do VAR ao vivo.
“A Copa do Mundo de Clubes da Fifa trará consigo uma série de medidas inovadoras que a tornarão ainda mais emocionante e envolvente para os torcedores, ao mesmo tempo em que agilizarão as operações e promoverão a transparência”, afirmou a Fifa no anúncio.
Em março, a International Football Association Board (IFAB) aprovou o uso de câmeras corporais para testes neste torneio.
A Fifa anunciou que as imagens capturadas com esses dispositivos poderão ser usadas pela plataforma de streaming DAZN, detentora dos direitos exclusivos da Copa do Mundo de Clubes, como parte de suas transmissões ao vivo.
“Um dos principais objetivos deste teste é comprovar se este novo ângulo de câmera, que mostra a perspectiva do árbitro, melhora a experiência do espectador”, explicou a Fifa. “No final do torneio, a Fifa usará as conclusões para desenvolver diretrizes para o uso dessas câmeras no mundo do futebol.”
No caso do sistema de árbitro assistente de vídeo, o VAR, os espectadores verão as mesmas imagens em telões nos estádios que os árbitros usarão para tomar decisões sobre uma jogada.
Essa medida “servirá para aumentar a transparência e permitir que os torcedores entendam melhor as decisões da arbitragem”, argumentou a Fifa.
A aplicação de novas tecnologias no torneio também inclui uma versão avançada do sistema semiautomático de impedimento, que utilizará múltiplas câmeras, um sensor dentro da bola e o uso de inteligência artificial.
Esta edição do Mundial de Clubes, a primeira expandida para 32 equipes, será realizada de 14 de junho a 13 de julho em 12 estádios nos Estados Unidos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Jordânia se classifica para sua 1ª Copa do Mundo; Coreia do Sul também garante vaga
Por AFP
Uzbequistão se classifica pela 1ª vez para a Copa do Mundo
Por AFP
Copa do Mundo feminina passará de 32 para 48 seleções a partir de 2031
Por AFP



