Política

As ‘primárias’ de Zema para escolher o candidato da direita em 2026

O governador mineiro é um dos cotados — mas não o favorito — para representar o bolsonarismo na corrida

As ‘primárias’ de Zema para escolher o candidato da direita em 2026
As ‘primárias’ de Zema para escolher o candidato da direita em 2026
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
Apoie Siga-nos no
Eleições 2026

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), defendeu nesta sexta-feira 6 a realização de “primárias” para a definição de um candidato da direita à Presidência em 2026, nos moldes do que ocorre nos Estados Unidos.

Afirmou, porém, que em razão do número de partidos e do “ego” dos envolvidos, o campo deve apresentar diversas candidaturas no primeiro turno e se unificar no segundo.

“O ideal seria que toda a a direita se unisse em torno de um nome. Seria termos aqui um mecanismo semelhante às primárias que existem nos EUA”, disse Zema no Fórum Esfera 2025, no Guarujá (SP).

“Mas, devido a essa quantidade de partidos e candidatos, o cenário que visualizo neste momento é que vamos ter dois, três, quatro candidatos pela direita.”

O mineiro é um dos cotados — mas não o favorito — para ser o postulante da extrema-direita ao Palácio do Planalto, diante da inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL). Também aparecem como possíveis candidatos os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); de Goiás, Ronaldo Caiado (União); e do Paraná, Ratinho Junior (PSD).

A disputa, porém, envolve ainda o clã do ex-presidente. Na última terça-feira 3, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que o País terá “um Bolsonaro” na Presidência — não disse, no entanto, a qual integrante da família se refere. Além do parlamentar, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) figura em pesquisas eleitorais como uma potencial concorrente.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo