Política

Por que eleitores de 3 cidades paulistas irão às urnas neste domingo

A diplomação dos novos eleitos deve ocorrer até 11 de julho

Por que eleitores de 3 cidades paulistas irão às urnas neste domingo
Por que eleitores de 3 cidades paulistas irão às urnas neste domingo
Foto: Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Eleitores dos municípios paulistas de Mongaguá, Panorama e Bocaina irão às urnas neste domingo 8 para escolher prefeito e vice-prefeito em eleições suplementares. A convocação do novo pleito partiu do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo após a rejeição do registro dos candidatos vitoriosos em 2024.

A diplomação dos eleitos deve ocorrer até 11 de julho.

Em Mongaguá, a nova disputa resulta do impedimento do candidato eleito, Paulo Wiazowski Filho (PP), cujas contas de 2012 foram negadas pela Câmara Municipal — à época ele era o prefeito.

Em maio, o Tribunal Superior Eleitoral cancelou o registro da candidatura de Wiazowski e convocou novas eleições. Desde então, o presidente da Câmara Municipal, Luiz Berbiz de Oliveira, do União, comanda a administração.

Os candidatos neste domingo são Cristina Wiazowski (PP), que tem como vice Júlio Cezar de Carvalho Santos (PDT), e Rodrigo Cardoso Biagioni (União), com Renato Carvalho Donato (PSB) na vice.

Em Panorama, a candidatura do eleito em 2024, Edson de Assis Maldonado (PP), foi indeferida pelo TRE-SP em razão de uma condenação por falso testemunho e pela Lei da Ficha Limpa.

As duas chapas inscritas na disputa deste domingo são a de Dr. Giulio Pires (PL), com Valdez de Brito (União) de vice, e a de Daniel Genova (PSB) e sua vice Inês Francisca da Silva Chiararia (Republicanos).

Por fim, em Bocaina, Moacir Donizete Gimenez (Republicanos) foi condenado improbidade administrativa praticado com dolo, má-fé, lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito de terceiros.

As quatro chapas inscritas são formadas por Caio Crepaldi e André de Moraes, ambos do MDB; Jonas Marques e Evandro de França Antunes, do PDT; Camila dos Santos e Marcos Antônio Bodin, do PL; e Roberto Donizete (PV) e Marlene Aparecida Meleto Tosi Zanutto (Republicanos).

(Com informações da Agência Brasil)

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo