Economia
Governo considera 8 marcas de azeite impróprias para consumo; veja a lista
Os produtos tiveram a comercialização suspensa por conter mistura com outros óleos vegetais
O Ministério da Agricultura desclassificou oito marcas de azeite nesta sexta-feira 6 por fraude e informações falsas na rotulagem. As amostras dos produtos foram coletadas, analisadas e apresentaram a presença de outros óleos vegetais em sua composição, como canola e soja.
As marcas cujo o envazamento, a importação e a comercialização estão proibidas são:
- Santa Lucia;
- Villa Glória;
- Alcobaça;
- Terra de Olivos;
- Casa do Azeite;
- Terrasa;
- Castelo de Viana; e
- San Martin.
As análises também confirmaram que os produtos não atendem aos requisitos de uma instrução normativa que estabelece os padrões de identidade e qualidade do azeite de oliva no Brasil.
Em nota, o MAPA destaca aos varejistas que a comercialização dos produtos listados configura uma infração grave, e os estabelecimentos que mantiverem os itens à venda podem ser responsabilizados. Aos consumidores que tenham adquirido os produtos, a pasta orienta que interrompam o uso imediatamente e solicitem a substituição gratuita no mercado em que a compra foi realizada.
Em maio, a pasta já havia proibido a comercialização de outras seis marcas de azeite por inconsistências na rotulagem, o que torna imprecisa a origem do produto e por consequência inviabiliza que seja comprovado o que de fato foi envasado.
A fiscalização e suspensão da venda das 14 marcas de azeite, até o momento, ocorre em meio à alta no preço do produto após diversos países registrarem uma safra fraca na colheita de azeitonas.
Confira, em detalhes, a lista de azeites desclassificados nesta sexta-feira:

2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Por que a Anvisa proibiu a comercialização e determinou o recolhimento de 6 marcas de azeite no Brasil
Por Carta Capital
Ministério da Agricultura publica lista com 12 marcas de azeite consideradas impróprias; confira
Por CartaCapital
Anvisa proíbe comercialização de 3 marcas de ‘café fake’ que continham substância tóxica
Por CartaCapital
Por que a Anvisa proibiu suplementos alimentares com ora-pro-nóbis na composição
Por CartaCapital



