CartaExpressa

Bolsonaro também deve depor à PF sobre fuga de Zambelli

O ex-presidente será ouvido nesta quinta-feira para esclarecer o seu papel na articulação montada por Eduardo para aprovar sanções contra autoridades brasileiras nos EUA

Bolsonaro também deve depor à PF sobre fuga de Zambelli
Bolsonaro também deve depor à PF sobre fuga de Zambelli
Jair Bolsonaro e Carla Zambelli. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também deverá ser questionado por agentes da Polícia Federal sobre a fuga de Carla Zambelli (PL), condenada a 10 anos de prisão. O depoimento integrará o inquérito contra a parlamentar aberto na quarta-feira 4.

Bolsonaro já estará na sede da PF em Brasília nesta quinta-feira 5 para ser ouvido em outro caso, que apura a articulação de Eduardo nos EUA para viabilizar sanções contra autoridades brasileiras.

A suspeita é de que ele possa ter participação no esquema, uma vez que seria o principal beneficiado pela ofensiva internacional. Ele também é apontado como um dos financiadores da estadia do seu filho em solo norte-americanos.

As perguntas sobre Zambelli devem ser feitas nesta mesma audiência. A deputada se tornou oficialmente procurada pela Interpol nesta quinta após ser alvo de uma ordem de prisão no Brasil.

O paradeiro da parlamentar é um tanto quanto incerto. Na quarta-feira, ela teria gravado vídeos nos EUA, mas pode ter embarcado, pouco depois, para a Europa. O destino final seria a Itália, onde ela já é alvo de um pedido de extradição.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo