CartaExpressa
Conta de luz terá bandeira vermelha em junho, decide Aneel
Consumidores vão ter uma cobrança adicional de 4,46 reais a cada 100 kW/h (quilowatt-hora) consumidos


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira 30 vai acionar a bandeira vermelha no patamar 1 em junho deste ano. Isso significa que as contas de energia elétrica terão cobrança adicional de 4,46 reais a cada 100 kW/h (quilowatt-hora) consumidos.
A Aneel justifica que o custo extra é necessário diante do cenário de afluências abaixo da média em todo o País, que deve demandar o acionamento de usinas termoelétricas, que têm um custo maior.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Consumidores brasileiros ficaram, em média, mais de 10 horas sem energia em 2024, diz Aneel
Por CartaCapital
Aneel aprova importação de energia da Venezuela para Roraima
Por CartaCapital