Clima

Quando acaba a onda de frio? Veja previsão para o fim de semana

Nova massa de ar deve causar baixas temperaturas nos primeiros dias de junho

Quando acaba a onda de frio? Veja previsão para o fim de semana
Quando acaba a onda de frio? Veja previsão para o fim de semana
(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Apoie Siga-nos no

A massa de ar polar que derrubou as temperaturas em todo o Brasil e fez diversas regiões registrarem o dia mais frio do ano, entre quinta 29 e sexta 30, será seguida por uma nova massa de ar frio nos primeiros dias de junho.

Isso fará com que o frio seja renovado, segundo previsão do Climatempo. Porém, a força da massa não será tão forte – e ainda é cedo para saber se os recordes mínimos serão batidos.

A força da massa polar foi tão forte que provocou o primeiro episódio de friagem na região Norte em 2025. O Climatempo divulgou que, no sul do Amazonas, a temperatura ficou abaixo dos 20 °C; Acre e Rondônia registraram cerca de 15 °C.

Para o fim de semana, a previsão ainda é de frio em boa parte do Brasil. Há possibilidade de geada no Centro-Sul do país, incluindo, para além dos três estados do Sul, o centro de São Paulo, sul e sudeste de Mato Grosso do Sul e partes de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja devido às condições de formação de gelo, com foco especial nas áreas serranas do Sul. Porém, a combinação para a primeira neve do ano, que atingiu cidades catarinenses e gaúchas na quinta 29, não deve se repetir mais.

Menor temperatura do ano em São Paulo

Na cidade de São Paulo, a Defesa Civil manteve a condição de alerta para baixas temperaturas, que devem se prolongar no fim de semana.

Não há expectativa, porém, de os termômetros marcarem menos de 2,2 °C – a nova mínima recorde do ano, registrada em Parelheiros, na zona sul da capital paulista, nesta sexta-feira 30.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, o sábado 31 será de sol entre nuvens, com elevação gradual das temperaturas ao longo do dia. Essa mudança contribui para reduzir a sensação de frio, especialmente entre o final da manhã e o meio da tarde.

No domingo 1º, o tempo continua seco e sem previsão de chuva. A madrugada será fria, com termômetros marcando cerca de 13 °C. A máxima prevista é de 23 °C.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo