Mundo

Estudo científico revela todos os erros médicos da série ‘House’

Em seu auge, a série americana teve quase 20 milhões de espectadores por episódio

Estudo científico revela todos os erros médicos da série ‘House’
Estudo científico revela todos os erros médicos da série ‘House’
O ator Hugh Laurie deu vida ao protagonista Gregory House. Créditos: Piyal /Creative Commons
Apoie Siga-nos no

Um estudo de três médicos croatas que analisaram detalhadamente os 177 episódios de ‘House’, uma das séries médicas de mais sucesso nos últimos anos, revelou todos os erros científicos, como um neurologista que realiza uma colonoscopia ou o uso de termômetros de mercúrio.

A série, que acompanha o cotidiano do brilhante, mas difícil de lidar, Dr. Gregory House, uma espécie de Sherlock Holmes médico que se depara com casos quase insolúveis que ele consegue curar na maioria das vezes, foi exibida de 2004 a 2012.

Em seu auge, a série americana teve quase 20 milhões de espectadores por episódio.

Em seu estudo, os três neurologistas, fãs da série, observaram um total de 77 erros.

“Focamos nos diagnósticos dos casos principais, em como a prática clínica é representada e na detecção de erros médicos”, explica Denis Cerimagic, professor da Universidade de Dubrovnik e autor principal do estudo chamado ‘Dr. House: entre a realidade e a ficção’.

O erro mais óbvio é que o Dr. House, que está mancando, carrega a bengala do lado errado porque “é mais eficaz na tela para enfatizar seu mancar”, de acordo com Cerimagic.

A série tem outros erros como a aparição de termômetros de mercúrio, que já não são usados, quimioterapias que poderiam curar diferentes tumores ou o fato de que os resultados das análises mais complexas são obtidos em apenas algumas horas.

“Queríamos escrever um artigo que fosse interessante para os médicos, mas também para os leitores sem muitos conhecimentos de medicina”, explica o professor Cerimagic, co-autor do estudo junto de Goran Ivric e Ervina Bilic.

Nos últimos anos as séries médicas são cada vez mais precisas e refletem melhor o trabalho dos médicos. “Agora, só os profissionais da saúde pode detectar os erros”, aponta Cerimagic.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo