Política
Câmara instala subcomissão para fiscalizar ‘maus-tratos’ a presos do 8 de Janeiro
Sem surpresas, o bolsonarismo domina a cúpula do colegiado, que funciona na Comissão de Segurança Pública
A Câmara dos Deputados instalou, nesta terça-feira 27, uma subcomissão especial voltada a fiscalizar, in loco, denúncias de supostas violações cometidas contra os presos do 8 de Janeiro.
Como era de se esperar, o bolsonarismo dominará o colegiado sob a presidência de Coronel Meira (PL-PE), com Alexandre Ramagem (PL-RJ) na vice e Zucco (PL-RS) na relatoria.
A subcomissão, que funcionará na Comissão de Segurança Pública, é uma iniciativa de Zucco, líder da oposição. Ela tem 12 integrantes e deverá elaborar um relatório ao fim de seus trabalhos.
O relator alega que familiares dos presos denunciaram casos de maus-tratos em Brasília, com tratamento degradante sistemático e violação da intimidade e da privacidade.
Ramagem, relator de um colegiado relacionado aos ataques de 8 de Janeiro, é réu no Supremo Tribunal Federal por envolvimento na trama golpista de 2022. Ele responde a uma ação penal por organização criminosa, tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Coronel da PM diz que 8 de Janeiro não ocorreria se o plano de segurança fosse cumprido
Por CartaCapital
Delegado que depôs sobre trama golpista alega não saber que era investigado por blitze da PRF
Por Wendal Carmo
Ex-diretor de operações da PRF diz que recebeu ordem de Anderson Torres para fazer blitz no Nordeste em 2022
Por CartaCapital



