Esporte

Samir Xaud é eleito o novo presidente da CBF

Candidato único da disputa, o médico de 41 anos e com pouca experiência no futebol comandará a entidade responsável por toda a modalidade no País; ele chega ao cargo sem o apoio de 21 grandes clubes

Samir Xaud é eleito o novo presidente da CBF
Samir Xaud é eleito o novo presidente da CBF
Samir Xaud foi eleito o novo presidente da CBF Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Apoie Siga-nos no

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) elegeu Samir Xaud como o seu novo presidente. O pleito foi realizado em uma assembleia geral na sede da entidade, no Rio de Janeiro, neste domingo 25.

Xaud chega ao cargo após a recente destituição de Ednaldo Rodrigues. Ele era candidato único na eleição, obteve apoio de 25 das 27 federações estaduais e de dez clubes da primeira e segunda divisões do futebol.

Ele sofreu, porém, oposição de 21 clubes da Séria A e B. Times como Flamengo e Corinthians não endossaram a escolha e pediram uma reforma para que tenham mais poderes em relação às federações

O médico de 41 anos e com pouca experiência no futebol assumirá oficialmente a entidade na véspera da chegada do técnico italiano Carlo Ancelotti para comandar a Seleção.

A queda de Ednaldo

Edinaldo Rodrigues foi destituído pela Justiça por suspeitas de irregularidades no acordo que o ratificou no poder, poucos dias depois de ter anunciado a contratação de Ancelotti.

“A imagem da CBF tem sido associada por muito tempo à desconfiança e distanciamento: isso vai mudar”, prometeu Xaud neste domingo, depois de ter sido eleito para ocupar o cargo até 2029.

Primeira missão na CBF

A primeira missão de Xaud será receber Ancelotti na segunda-feira, que em seu primeiro dia à frente da Seleção anunciará a lista de convocados para os jogos contra Equador e Paraguai, em junho, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026.

Em declarações à imprensa antes de sua eleição, o dirigente disse que o italiano é o “melhor técnico do mundo” e prometeu “autonomia” ao seu trabalho, “sem interferência externa”.

Chapa completa

Xaud comandará a CBF ao lado de oito vice-presidentes, também eleitos neste domingo. São eles:

  • Ednailson Leite Rozenha;
  • Fernando José Macieira Sarney;
  • Flávio Diz Zveiter;
  • Gustavo Dias Henrique;
  • José Vanildo da Silva;
  • Michelle Ramalho Cardoso;
  • Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul; e
  • Rubens Renato Angelotti.

Além do presidente e dos oito vices, a assembleia da CBF definiu os novos nomes do Conselho Fiscal. Simon Riemann Costa e Silva, Eduardo Rigotto Netto e Frederico Ferreira Pedrosa serão membros efetivos, enquanto Francinaldo Kennedy Lima Barbosa, Manoel Rodrigues Neto e Rodrigo Ferreira La Rosa ocuparão os postos de suplentes.

Urna eletrônica

Segundo a CBF, essa foi a primeira vez que a entidade realizou uma eleição usando uma urna eletrônica, instalada na sede da entidade. “Havia a possibilidade de voto à distância, mas clubes e federações não optaram por essa modalidade”, informou a entidade em nota.

(Com informações de AFP)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo