Fred Melo Paiva

fred@cartacapital.com.br

Jornalista, indicado ao Emmy Internacional com a série 'O Infiltrado'. Autor dos livros 'O Atleticano Vai ao Paraíso' e 'Bandido Raça Pura'. Foi repórter e editor-executivo em CartaCapital.

Opinião

assine e leia

Novilhos reborn

O rebanho continua atrás das mamadeiras de piroca

Novilhos reborn
Novilhos reborn
Ilustração: Pilar Velloso. Fotos: Lula Marques/Agência Brasil e iStockphoto
Apoie Siga-nos no

OLÁ! ESTAS SÃO AS NOTÍCIAS DO HOSPÍCIO! Um jornal a serviço do Brasil doidão! O diário de bordo da viagem na maionese. A prova de que o nosso problema é o déficit de Gardenal. Pois então aproveite aquele raro soninho de seu bebê reborn e fique por dentro do que aconteceu de mais relevante, aqui e alhures, nesta Cracolândia esvaziada.

E ATENÇÃO! PAREM AS MÁQUINAS!, já dizia o editor, a implorar pelo aguardo das rotativas enquanto a manchete vinha a galope na corrida contra o fechamento. PROJETO DE LEI QUER PROIBIR ATENDIMENTO A BEBÊ ­REBORN NO SUS DE MINAS GERAIS. Casal disputa na Justiça guarda de bebê reborn. DEPUTADA CONJA QUER GARANTIR TRATAMENTO A MÃES DE BEBÊS REBORN. Flato ou fake?

E por aí foi o noticiário, nessa despirocada coletiva em que já não se sabe mais o que é flato, o que é fake e o que é meme. Coitado do William Bonner pra fazer o Jornal Nacional. Muito mais fácil estas Notícias do Hospício.

E as análises dos especialistas? Dá-lhe a pensata, versão filosófica embalada como passatas de tomate. BEBÊS REBORN E O ESPELHO DA NOSSA PRÓPRIA CRISE EXISTENCIAL. A função social dos bebês reborn. O BEBÊ REBORN E A FALSOLATRIA. Bebê reborn: o corpo inanimado em (dis)curso. O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS BEBÊS REBORN? Seria a mamadeira de piroca? Siiiiim! Desde que a verdade dos flatos suplantou a verdade dos fatos, passamos ao império da mentira e agora não há limites para a insânia. Viva os malucos!

E ATENÇÃO! EDITORIAL. Notícias do Hospício recorda a onda de sequestros de anões de jardim, na França, entre os anos de 1998 e 1999, por ativistas que protestavam contra a crescente desigualdade. Os anões reborn, caros à elite francesa, só eram devolvidos com o pagamento de resgates, convertidos à causa. A matéria foi publicada por este calunista na vetusta revista Veja (como permitiram?), onde, infelizmente, labutou o pagador de boletos.

Há de se fazer o mesmo com os bebês reborn. Sequestro, cárcere privado, ­Ustra vive! Claro, em nome da luta de classes, afinal aos pais de bebês reborn faltam lotes a carpir. Bora então dividir o butim do capitalismo com aqueles que capinam alqueirões inteiros. E ainda criam bebês, digamos, born.

INTERVALO PARA O NOSSO RECLAME! Você, novilho reborn, pode agora colaborar com os MERDAS SEM FRONTEIRAS. Faça já um Pix para o Bozo, porque os 17 milhões já acabaram e papai precisa pagar a conta de Bananinha no Jóquei Clube de Miami e a bolsa Louis Vuitton da senhora Banana. A liberdade tem um preço! Se preferir, você pode também colaborar com a Carla Zambelli, que sofre de peste bubônica, raiva, encefalite, rubéola, e seus médicos são unânimes em afirmar que ela não sobreviverá. MERDAS SEM FRONTEIRAS. Doe agora e faça a diferença.

E, PRA FECHAR, AQUELA NOTÍCIA PRA CIMA, tipo o Bonner no JN! GOVERNO TRUMP AVALIA REALITY SHOW EM QUE IMIGRANTES COMPETEM POR CIDADANIA. Os poderosos podem matar uma rosa, mas não podem conter a primavera! Bora lá, Brasil, entrar nessa disputa. Pra cima deles, Governador Valadares e todo o Vale do Aço, o tarifaço vai ficar pequeno!

THAT’S ALL, FOLKS, POPCORN AND ICE CREAM SINNERS! Voltamos a qualquer momento com novas informações. •


Jornalista, indicado ao Emmy Internacional com a série O Infiltrado. Autor dos livros O Atleticano Vai ao Paraíso e Bandido Raça Pura.

Publicado na edição n° 1363 de CartaCapital, em 28 de maio de 2025.

Este texto aparece na edição impressa de CartaCapital sob o título ‘Novilhos reborn’

Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo