Mundo

Donald Trump Jr. não descarta ser candidato à presidência dos EUA

Pelas leis do país, seu pai, Donald Trump, não poderá concorrer a um novo mandato como presidente

Donald Trump Jr. não descarta ser candidato à presidência dos EUA
Donald Trump Jr. não descarta ser candidato à presidência dos EUA
Donald Trump Jr. deixou no ar a possibilidade de entrar na disputa pela presidência dos EUA no futuro. Foto: Karim JAAFAR / AFP
Apoie Siga-nos no

O filho mais velho do presidente americano Donald Trump, Donald Trump Jr. – atualmente à frente dos negócios da família –, não descartou nesta quarta-feira 21 a possibilidade de disputar “algum dia” a presidência dos Estados Unidos.

“Não sei, talvez algum dia, o chamado aconteça”, respondeu Trump, de 47 anos, durante um fórum econômico em Doha, quando uma moderadora questionou se ele consideraria se candidatar à presidência após a saída de seu pai do governo.

Contudo, no momento, ele declarou que seu objetivo é aplicar no mundo dos negócios a vontade do governo Trump de combater “a ideologia ‘woke’ que tomou conta de tudo”.

“Não se trata apenas do governo, também é uma questão do setor empresarial”, afirmou.

O segundo mandato de Trump representa “a maior oportunidade para reiniciar os Estados Unidos, reiniciar as relações no mundo, criar prosperidade e crescimento para todos. E estou completamente comprometido com isso”, acrescentou, ao final de uma sessão na qual insistiu que, antes de tudo, é um empresário.

Homem de negócios antes de seu pai chegar à presidência, ele assegurou que continuará sendo empresário “depois”, como vice-presidente executivo da Trump Organization, a empresa da família que atua nos setores imobiliário, de turismo, hotelaria e campos de golfe.

Seu pai mantém com frequência a incerteza sobre a possibilidade de tentar um terceiro mandato, algo proibido pela Constituição americana, o que gera críticas de seus opositores.

“Não sei, é algo a pensar”, disse na semana passada, também no Catar, para militares americanos na base de Al Udeid.

A 22ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos, aprovada em 1947, estabelece que “ninguém poderá ser eleito mais de duas vezes para o cargo de presidente”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo