Política

Lula cita o 8 de Janeiro e diz que Brasil nunca mais sofrerá um golpe

As falas foram durante a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC), maior honraria pública do setor cultural brasileiro

Lula cita o 8 de Janeiro e diz que Brasil nunca mais sofrerá um golpe
Lula cita o 8 de Janeiro e diz que Brasil nunca mais sofrerá um golpe
O presidente Lula. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) citou os atos de 8 de Janeiro e afirmou que a sociedade brasileira jamais aceitará novamente um golpe para a instalação de um regime totalitário. As falas foram nesta terça-feira 20 durante a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural (OMC), maior honraria pública do setor cultural brasileiro.

“Tentaram dar um golpe em 8 de janeiro, mas a sociedade brasileira repeliu. Democracia não é um pacto de silêncio, e sim uma sociedade em movimento, em busca de novas conquistas. O Brasil será construído e nunca mais haverá de sofrer um golpe, e se houver um, iremos destruí-lo“, disse o presidente.

Lula ainda citou que a cultura é fundamental para a defesa da democracia brasileira e que, graças à classe artística, é possível manter a democracia ‘capengando, mas andando’. “Graças a vocês, a gente consegue manter a democracia capengando, mas a democracia andando”, afirmou.

A agenda do petista marca a reinauguração do Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, após uma década fechado para reformas. Nesta terça foram homenageadas 112 pessoas e 14 instituições.

As indicações abrangeram os mais variados segmentos culturais, como acervo, arquitetura, artes cênicas (teatro, dança e circo), artes visuais, audiovisual, cultura digital, cultura indígena, cultura tradicional e populares, culturas urbanas, fotografia, literatura, música e patrimônio cultural.

Os homenageados foram divididas em três diferentes graus: Grã-Cruz, para as maiores distinções; Comendador, para contribuições de destaque; e Cavaleiro, para contribuições relevantes em suas áreas de atuação.

Na categoria Grã-Cruz serão agraciados nomes como: a primeira-dama Janja da Silva; a atriz e escritora Fernanda Torres; a deputada estadual Leci Brandão; o escritor Marcelo Rubens Paiva; a apresentadora Xuxa Meneghel; o cantor e compositor Milton Nascimento; e o ator e humorista Paulo Gustavo (in memoriam).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo