Mundo
Governo Trump pagará US$ 5 milhões por morte de invasora do Capitólio
Um agente atirou em Ashli Babbitt, 35, quando ela tentava entrar por uma janela do vestíbulo da presidente da Câmara dos Representantes


O governo de Donald Trump concordou em pagar quase 5 milhões de dólares (cerca de 30 milhões de reais) em indenização à família de uma mulher morta a tiros por um policial durante a invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021, informou nesta segunda-feira 19 o jornal Washington Post.
Um agente atirou em Ashli Babbitt, 35, quando ela tentava entrar por uma janela do vestíbulo da presidente da Câmara dos Representantes durante a invasão da sede do Legislativo. Naquele dia, uma multidão de apoiadores de Trump cercou o Capitólio para evitar a confirmação de Joe Biden como vencedor das eleições presidenciais de 2020.
Citando duas pessoas, o Washington Post informou que o governo pagará quase 5 milhões de dólares à família de Ashli. O caso deveria ir a julgamento, mas o Departamento de Justiça recuou depois que Trump venceu as eleições de 2024 e iniciou negociações para fechar um acordo.
O policial do Capitólio que atirou em Ashli foi absolvido, mas Trump afirmou diversas vezes que o tiro foi injustificado e que a vítima era uma mulher inocente considerada “uma mártir” entre os apoiadores do presidente.
No primeiro dia do seu segundo mandato, Trump indultou mais de 1.500 pessoas que participaram do cerco ao Capitólio.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Putin e Trump são a favor de ‘normalização’ da relação Rússia-EUA
Por AFP
Suprema Corte permite que Trump revogue a proteção migratória de 350 mil venezuelanos
Por AFP
Trump oferece US$ 10 milhões por informações sobre o Hezbollah no Brasil e na região
Por CartaCapital