Esporte

Sarney toma posse no comando da CBF e promete rapidez para convocar eleição

O cartola assinou o termo de posse horas depois de a Justiça do Rio retirar do cargo o então presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues

Sarney toma posse no comando da CBF e promete rapidez para convocar eleição
Sarney toma posse no comando da CBF e promete rapidez para convocar eleição
Fernando Sarney é vice-presidente da CBF — Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Apoie Siga-nos no

A Confederação Brasileira de Futebol informou, na noite desta quinta-feira 15, que Fernando Sarney já assinou seu termo de posse como presidente da entidade. Ele se comprometeu a convocar uma nova eleição “o mais rápido possível”.

A posse ocorreu horas depois de a Justiça do Rio de Janeiro retirar do cargo o então presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e toda a sua diretoria.

Em um comunicado, Sarney afirmou que divulgará “com a máxima brevidade” as datas, os procedimentos e outras informações relacionadas ao processo eleitoral. Até a tarde desta quinta, ele era um dos vice-presidentes da confederação.

O desembargador Gabriel de Oliveira Zefiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, nomeou Sarney como interventor e ordenou que ele realize a eleição para os cargos vagos “o mais rápido possível”. Ednaldo já acionou o Supremo Tribunal Federal para derrubar a decisão e aguarda a manifestação do ministro Gilmar Mendes.

A ordem de Zefiro resulta de suspeitas de falsificação em uma das assinaturas do acordo — homologado pelo STF — que assegurava a permanência de Ednaldo no cargo. A dúvida recai sobre as condições físicas e cognitivas do vice-presidente Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes.

A robustez dos indícios, segundo Zefiro, “leva à inarredável conclusão acerca de um fato, até mesmo óbvio: há muito o Coronel Nunes não tem condições de expressar de forma consciente sua vontade”. O desembargador decidiu, assim, anular o acordo que havia sido chancelado pelo Supremo.

Na semana passada, Gilmar mandou o TJ investigar a suposta falsificação da assinatura. De acordo com a CBF, porém, o tribunal não poderia ter derrubado o acordo que segurava Ednaldo no cargo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo