Política
Senado rejeita proibir programas policiais na TV aberta das 6h às 22h
A ideia legislativa, encaminhada por meio do portal e-Cidadania, recebeu voto contrário do relator, Eduardo Girão (Novo-CE)
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado rejeitou, nesta quarta-feira 14, a sugestão de proibir a exibição de programas policiais sensacionalistas pela televisão aberta das 6h às 22h.
A ideia legislativa, encaminhada por meio do portal e-Cidadania, recebeu voto contrário do relator, senador Eduardo Girão (Novo-CE), e será arquivada.
O autor da sugestão, que recebeu o apoio de 22.048 cidadãos, argumenta que a transmissão de conteúdos violentos no horário indicado permite que crianças e adolescentes assistam a cenas inadequadas para sua idade, contrariando o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Girão disse concordar com o teor da ideia legislativa, mas afirmou que proibir a exibição desses programas entraria em conflito com a liberdade de expressão. Prometeu também apresentar um projeto de lei que para “aperfeiçoar” o atual sistema de classificação indicativa para esses conteúdos.
Estudos conduzidos por instituições como a Organização Mundial da Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância, o Unicef, indicam que a exposição constante a cenas de violência, especialmente na infância e na adolescência, pode provocar efeitos como ansiedade, distúrbios do sono, medo excessivo, comportamentos agressivos e um processo de dessensibilização frente à violência real.
Dados do Instituto Alana e da Sociedade Brasileira de Pediatria apontam que crianças expostas a conteúdos violentos, inclusive jornalísticos, têm maior propensão a normalizar comportamentos agressivos e a desenvolver uma percepção distorcida de segurança pública e convivência social.
(Com informações da Agência Senado)
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Recife é a Capital Nacional do Brega, decide o Senado
Por CartaCapital
Oposição protocola CPMI do INSS com apoio de 223 deputados e 36 senadores
Por Vinícius Nunes
A condição imposta pelo presidente do Senado para aprovar o projeto que aumenta o número de deputados
Por Vinícius Nunes



