Mundo
Busto de Stalin é inaugurado em área ocupada pela Rússia na Ucrânia
O monumento ao ex-líder soviético está em Melitopol, controlada pelos russos, na região ucraniana de Zaporizhzhia


Uma estátua do ditador soviético Joseph Stalin foi inaugurada em uma área da Ucrânia controlada pela Rússia, informaram os moradores locais, nesta sexta-feira 9, pelo 80º aniversário da derrota da Alemanha nazista pela União Soviética.
Stalin é considerado por muitos na Rússia um herói que liderou a vitória soviética na Segunda Guerra Mundial, apesar da repressão, da fome e do terror que desencadeou e que custaram a vida de milhões de pessoas.
Sob o governo do presidente russo Vladimir Putin, a reputação de Stalin foi reabilitada e frequentemente lidera as pesquisas de opinião sobre as figuras históricas que geram mais respeito e admiração entre os russos.
O Partido Comunista, hoje um grupo político pró-Kremlin, informou, nesta sexta-feira 9, que foi inaugurado um busto de Stalin na cidade de Melitopol, controlada pela Rússia, na região ucraniana de Zaporizhzhia.
Ele classificou como o “primeiro” monumento a Stalin inaugurado na “Nova Rússia”, termo usado por Moscou para se referir às partes da Ucrânia que seu Exército ocupou e que o Kremlin afirma ter anexado no âmbito de sua ofensiva de três anos.
Foram publicadas fotos do busto de bronze de Stalin, com seu característico bigode e uma jaqueta militar abotoada.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ação do Brics e desconfiança sobre mediação: a participação de Lula no ‘Dia da Vitória’ na Rússia
Por André Lucena
Ucrânia e aliados europeus aprovam criação de tribunal para julgar a Rússia
Por AFP
Ucrânia denuncia ataques da Rússia durante trégua decretada por Putin
Por AFP