Educação
Ministério da Educação divulga as datas das provas do Enem 2025; veja o calendário
A pasta também confirmou o cronograma para inscrições no exame


As provas do Enem 2025 serão realizadas nos dias 9 e 16 de novembro. O anúncio foi feito nesta sexta-feira 9 pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
As inscrições para o exame começam no dia 26 de maio e seguem até o dia 6 de junho. Elas devem ser feitas na página do participante no site do Enem.
Ainda de acordo com o ministro, o edital do Enem será publicado nos próximos dias e não são previstas mudanças para significativas neste ano. A prova, portanto, manterá o modelo das últimas edições, sendo divida em quatro eixos de questões objetivas e uma redação em língua portuguesa.
Prazo para isenção encerrado
No último dia 2 foi encerrado o prazo para pedir isenção na taxa de inscrição do exame, que custa 85 reais. O benefício é válido para candidatos que cursaram o 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas, participantes do programa Pé-de-Meia, que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública ou como bolsistas integrais em colégios particulares e pessoas inscritas no Cadùnico com renda familiar de até três salários mínimos ou meio salário mínimo por pessoa.
Porta de entrada para a universidade
O Enem é a principal porta de entrada para o Ensino Superior no País. Seus resultados podem ser utilizados para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Financiamento Estudantil).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Por que o Brasil estagnou no enfrentamento ao analfabetismo?
Por Ana Luiza Basilio
Governo federal oferece curso de educação midiática e direitos humanos a professores; veja como participar
Por Ana Luiza Basilio