Mundo

Antes de se tornar Papa, Leão XIV compartilhou artigos críticos a Trump e Vance

O compartilhamento chamou a atenção de influenciadora de extrema-direita nos EUA

Antes de se tornar Papa, Leão XIV compartilhou artigos críticos a Trump e Vance
Antes de se tornar Papa, Leão XIV compartilhou artigos críticos a Trump e Vance
O presidente Donald Trump, ao lado de seu vice, James David Vance, conhecido pela abreviação J.D. Vance. Créditos: Julia Demaree Nikhinson / POOL / AFP
Apoie Siga-nos no

Meses antes de ser eleito sumo pontífice, o Papa Leão XIV compartilhou na rede social X artigos que criticam o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu vice-presidente JD Vance, principalmente por suas políticas de imigração.

Em fevereiro, o então cardeal Robert Francis Prevost compartilhou no X um link para o artigo JD Vance está errado: Jesus não nos pede que classifiquemos nosso amor pelos outros.

O Vaticano confirmou que a conta é autêntica e pertence a Prevost, nascido em Chicago, mas também com nacionalidade peruana.

O texto, publicado no site National Catholic Reporter, questiona Vance por usar a doutrina católica para apoiar o cancelamento da ajuda externa dos EUA.

Citanto um preceito conhecido como “ordo amoris” (a ordem do amor), o vice-presidente, convertido ao catolicismo em 2019, afirmou que a caridade de um cristão deve beneficiar sobretudo os seus familiares e concidadãos, e não os estrangeiros.

O falecido Papa Francisco já havia criticado publicamente esta interpretação nacionalista.

A última mensagem na conta no X do novo chefe da Igreja católica, publicada em 14 de abril, está ligada ao texto de um bispo auxiliar de Washington, de origem salvadorenha.

Este prelado, Evelio Menjívar-Ayala, critica duramente a política de expulsões em massa de imigrantes do governo americano.

Nos últimos anos, Prevost foi muito esporádico no uso do X, anteriormente Twitter. Limitou-se a compartilhar mensagens ou links para sites.

Em 4 de setembro de 2017, por exemplo, compartilhou uma mensagem que criticava o uso por Trump, então em seu primeiro mandato, do termo “bad hombres” (homens maus) para se referir a imigrantes, um vocabulário que poderia fomentar “o racismo”.

Este compartilhamento de artigos e publicações chamou a atenção de uma polêmica influenciadora de extrema-direita, Laura Loomer, próxima a Trump.

O novo Papa é “woke“, escreveu Loomer no X, usando um termo pejorativo da direita radical para designar as políticas de promoção da diversidade.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo