CartaExpressa

Lula parabeniza Leão XIV e pede continuidade ao legado de Francisco

O presidente destacou a importância de promover a solidariedade e combater o ódio e a intolerância

Lula parabeniza Leão XIV e pede continuidade ao legado de Francisco
Lula parabeniza Leão XIV e pede continuidade ao legado de Francisco
O presidente Lula. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) usou as redes sociais para cumprimentar o Papa Leão XIV, originalmente o cardeal norte-americano Robert Prevost, escolhido para suceder o Papa Francisco nesta quinta-feira 8.

Na publicação no X (ex-Twitter), o petista disse esperar que o novo líder da Igreja Católica dê continuidade às iniciativas promovidas por Francisco, especialmente no que diz respeito à defesa do meio ambiente e ao respeito à diversidade humana.

Lula também parabenizou o pontífice pela missão e destacou a importância de promover a solidariedade e combater o ódio e a intolerância. “Não precisamos de guerras, ódio e intolerância. Precisamos de mais solidariedade e mais humanismo. Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo”, escreveu o presidente.

“Que o Papa Leão XIV nos abençoe e nos inspire na busca permanente pela construção de um mundo melhor e mais justo”, completou.

Prevost será o 267º pontífice da história da Igreja. Ele é o primeiro americano a ser escolhido para o cargo e era muito próximo de Francisco. Nascido na Califórnia, nos Estados Unidos, o cardeal, de 69 anos, tem uma atuação ligada à América Latina, em especial ao Peru, onde foi pároco e serviu como chanceler de órgãos do Vaticano no final da década de 1980.

Outras autoridades também comemoraram a escolha do novo papa. O presidente norte-americano, Donald Trump, a quem Leão XIV já criticou, disse que a escolha de um compatriota pela primeira vez era “uma grande honra”. Já o vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin (PSB), católico praticante, disse que ele cumprirá a “missão evangelizadora” da igreja.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo