Mundo
Parlamento da Ucrânia ratifica acordo ‘histórico’ sobre minerais com EUA
O documento menciona a extração de minerais, petróleo e gás na Ucrânia, mas não inclui garantias de segurança, como Kiev havia solicitado


O Parlamento ucraniano ratificou, nesta quinta-feira (8), o acordo “histórico” com os Estados Unidos sobre a exploração dos recursos naturais do país, assinado após semanas de negociações, anunciou a ministro da Economia de Kiev.
“O Parlamento ucraniano ratificou o acordo histórico de parceria econômica entre a Ucrânia e os Estados Unidos”, afirmou a ministra Yulia Svyrydenko na rede social X.
Ela disse esperar que o pacto acelere a chegada de mais ajuda militar americana para enfrentar a invasão russa, que começou em 2022.
O documento menciona a extração de minerais, petróleo e gás na Ucrânia, mas não inclui garantias de segurança, como Kiev havia solicitado.
O acordo bilateral foi assinado no final de abril, após semanas de tensões entre Kiev e Washington, que culminaram em um confronto verbal entre os presidentes Donald Trump e Volodimir Zelensky no Salão Oval em fevereiro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.