Mundo
Parlamento da Ucrânia ratifica acordo ‘histórico’ sobre minerais com EUA
O documento menciona a extração de minerais, petróleo e gás na Ucrânia, mas não inclui garantias de segurança, como Kiev havia solicitado
O Parlamento ucraniano ratificou, nesta quinta-feira (8), o acordo “histórico” com os Estados Unidos sobre a exploração dos recursos naturais do país, assinado após semanas de negociações, anunciou a ministro da Economia de Kiev.
“O Parlamento ucraniano ratificou o acordo histórico de parceria econômica entre a Ucrânia e os Estados Unidos”, afirmou a ministra Yulia Svyrydenko na rede social X.
Ela disse esperar que o pacto acelere a chegada de mais ajuda militar americana para enfrentar a invasão russa, que começou em 2022.
O documento menciona a extração de minerais, petróleo e gás na Ucrânia, mas não inclui garantias de segurança, como Kiev havia solicitado.
O acordo bilateral foi assinado no final de abril, após semanas de tensões entre Kiev e Washington, que culminaram em um confronto verbal entre os presidentes Donald Trump e Volodimir Zelensky no Salão Oval em fevereiro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



