Sociedade
IBGE publica mapa-múndi de ‘ponta-cabeça’ e com o Brasil no centro: ‘Ressaltar posição de liderança’
A nova versão da representação global foi divulgada por Marcio Pochmann, presidente do instituto
O Brasil lançou uma nova versão do mapa-múndi. A novidade foi anunciada na noite da última terça-feira 7 pelo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann.
Trata-se de um mapa-múndi de ‘ponta cabeça’ – no comparativo com versões já consolidadas. O Brasil, na nova versão, aparece no centro da imagem, também em posição diferente da habitual, em que o País é colocado à esquerda da imagem. Confira:
Foto: Divulgação/IBGE
Pochmann justificou a novidade como uma forma de “ressaltar a posição de liderança do Brasil em importantes fóruns internacionais como no Brics e Mercosul e na realização da COP30 [Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas] no ano de 2025″.
Versão ‘alternativa’ não inédita
Essa não é a primeira vez que o IBGE faz mudança de peso no mapa-múndi. Em abril do ano passado, o instituto lançou uma versão em que o Brasil também aparecia no centro do mundo. Daquela vez, porém, a imagem do mundo não estava de ‘ponta-cabeça’, como agora.
A versão de 2024, entretanto, foi criticada por ter apresentando um conjunto de erros. Especialistas apontaram que o mapa-múndi trocou as imagens dos períodos Jurássico e Cretáceo. Além disso, o mapa-múndi apresentou dados incorretos sobre períodos geológicos e sobre o processo de separação dos continentes. O IBGE, na ocasião, reconheceu as falhas e corrigiu os erros.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



