Política

Redução da jornada de trabalho é uma ‘tendência mundial’, diz Alckmin

As falas são após o presidente Lula (PT) citar o fim da escala 6×1 em seu pronunciamento do Dia do Trabalhador

Redução da jornada de trabalho é uma ‘tendência mundial’, diz Alckmin
Redução da jornada de trabalho é uma ‘tendência mundial’, diz Alckmin
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB). Foto: Júlio César Silva/MDIC
Apoie Siga-nos no

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin (PSB), disse nesta terça-feira 6 que a redução da jornada de trabalho é uma “tendência mundial”. As falas são após o presidente Lula (PT) citar o fim da escala 6×1 em seu pronunciamento do Dia do Trabalhador.

“É uma tendência mundial, porque cada vez mais a tecnologia permite eu fazer mais com menos gente. A agricultura mecaniza, a indústria automatiza, robotiza. Vai ser o robô. A capacidade de armazenamento de dados de um computador é muito maior que a do cérebro humano”, afirmou o vice-presidente.

A declaração aconteceu em um almoço com representantes da Frente Parlamentar Empresarial (FPE), em Brasília. “Em algumas alas da indústria, a escala já não é mais 6×1. Esse é um debate que, na minha opinião, o Congresso deveria discutir, e com um papel importante dos sindicatos”, completou.

Além de Lula e Alckmin, a ministra Gleisi Hoffmann, responsável pela articulação política do governo, também indicou que a redução da jornada de trabalho no Brasil é uma das prioridades da atual gestão. Segundo a ministra, que chefia a pasta das Relações Institucionais, o projeto que prevê o fim da jornada 6×1 será encaminhado pelo governo nas comissões pertinentes no Congresso.

Atualmente, a Constituição estabelece um limite semanal de 44 horas para a jornada de trabalho. A PEC que acaba com a jornada de um dia de folga para cada seis dias trabalhados está no Congresso Nacional desde fevereiro, mas ainda não foi pautada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo