CartaExpressa

Presidente de entidade investigada por fraudes no INSS já foi homenageado na Assembleia Legislativa de Sergipe

Homenagem a Carlos Ferreira Lopes, presidente da Conafer, partiu do presidente da Alese e foi entregue em junho do ano passado. Entidade chefiada por ele foi alvo da PF há duas semanas

Presidente de entidade investigada por fraudes no INSS já foi homenageado na Assembleia Legislativa de Sergipe
Presidente de entidade investigada por fraudes no INSS já foi homenageado na Assembleia Legislativa de Sergipe
Este é Carlos Roberto Ferreira Lopes, presidente da Conafer - Divulgação/Agência de Notícias Alese
Apoie Siga-nos no

Investigado por envolvimento no esquema de fraudes no Instituto Nacional de Seguridade Social, o INSS, o pecuarista mineiro Carlos Roberto Ferreira Lopes foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Sergipe em junho do ano passado.

Ele preside a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer), fundada há duas décadas sob o argumento de representar as famílias campesinas sem “ideologias políticas”. Essa é uma das associações alvo da Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal no final de abril.

Os investigadores apontaram que a organização atuaria como uma “ponte” para ajudar agricultores a ter acesso aos benefícios previdenciários. Em seu site, a confederação divulga o Programa +Previdência Brasil, que, em tese, contribuía para a educação previdenciária dos seus associados através de cursos e outras iniciativas.

Mas, segundo a Controladoria-Geral da União, essa seria uma forma de “descontar valores diretamente dos benefícios de aposentados e pensionistas sob pretexto de oferecer serviços como assistência jurídica e odontológica”. Estima-se que a Conafer tenha arrecadado cerca de 688 milhões de reais das remunerações de trabalhadores rurais e indígenas desde 2019.

Os técnicos da CGU ouviram 56 pessoas, em 16 estados, que tiveram descontos feitos pela confederação. Só que nenhuma das vítimas havia autorizado o repasse. A controladoria projeta que mais de 621 mil aposentados tiveram desconto nos pagamentos ligados à confederação chefiada por Carlos Lopes somente no primeiro trimestre de 2024.

A entidade também é a que mais recebe reclamações por descontos sem autorização, conforme auditoria-geral do INSS do ano passado. Um levantamento do Tribunal de Contas da União apontou que, em doze meses, o site Reclame Aqui registrou 3.726 reclamações contra a Conafer por cobranças indevidas (67,9% das ocorrências).

A homenagem na Alese foi proposta pelo presidente da Casa, Jeferson Andrade (PSD). A concessão do título de cidadão sergipano ao pecuarista tratava-se, argumentou o deputado à época, de um “reconhecimento pelos relevantes serviços prestados pela Conafer ao povo sergipano, em especial, aos homens e mulheres produtores e empreendedores rurais” do estado.

“Jeferson é um homem à frente do seu tempo e reconhecer o nosso trabalho, demonstra um carinho e uma gentileza que nos coloca igual a um cidadão sergipano”, retribuiu Carlos Lopes em seu discurso. “Aqui fazemos obras, fazemos transformações. É gratificante ver o nosso trabalho significando ao ponto de ser reconhecido por Jeferson e os demais parlamentares”.

Em nota após a operação da PF, o presidente da Conafer afirmou que “observa o desdobramento do inquérito com serenidade, confiando no sistema judiciário” e informou que a receita do INSS “representa apenas 11% do total da entidade”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo