CartaExpressa
Polícia prende homem por ameaça de ataque a bomba ao show de Lady Gaga
Segundo as investigações, o plano era tratado como um ‘desafio coletivo’, com o objetivo de obter notoriedade nas redes sociais


A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu um suspeito por ameaça de ataque a bomba no sábado 4, durante o show da artista Lady Gaga, no Rio de Janeiro.
Os agentes identificaram um grupo que disseminava discurso de ódio e preparava um plano, principalmente contra crianças, adolescentes e o público LGBTQIA+.
Segundo as investigações, o plano era tratado como um “desafio coletivo”, com o objetivo de obter notoriedade nas redes sociais. O grupo, de acordo com os investigadores, estavam recrutando participantes, inclusive adolescentes, para promover ataques com uso de explosivos improvisados e coquetéis molotov.
Um homem, identificado como chefe do grupo, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo no Rio Grande do Sul e um adolescente foi apreendido por armazenamento de pornografia infantil no Rio.
A ‘Operação Fake Monster’ cumpriu 15 mandados de busca e apreensão contra nove alvos nos municípios do Rio de Janeiro, Niterói, Duque de Caxias e Macaé, no Rio; Cotia, São Vicente e Vargem Grande Paulista, em São Paulo; São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul; e Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso. O trabalho contou com o apoio de policiais civis dos estados, além de agentes do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.