Mundo
Trump avalia processar o ‘New York Times’ por cobertura de caso contra a Paramount
O processo da Paramount se concentra em uma entrevista no programa ’60 Minutes’, da ‘CBS’, com a democrata Kamala Harris


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira 30 que sua equipe jurídica está “analisando atentamente” possíveis ações contra o jornal The New York Times, que ele acredita que pode ser responsável por “interferência ilícita, inclusive nas eleições”.
Em sua plataforma Truth Social, Trump criticou duramente a cobertura do New York Times sobre seu processo contra a Paramount, proprietária da CBS. “É vital que esses mentirosos e golpistas sejam responsabilizados”, diz ele.
“Interferência ilícita” ocorre quando um contrato ou relação comercial é intencionalmente comprometido pelas ações de terceiros.
O processo da Paramount se concentra em uma entrevista pré-eleitoral de 2024 no programa 60 Minutes, da CBS, com a rival democrata de Trump, Kamala Harris, que, segundo ele, foi editada para remover uma resposta ruim.
Vários veículos de comunicação dos EUA informaram nos últimos dias que a direção da Paramount concordou em chegar a um acordo com Trump.
Ao reportar o possível acordo, veículos como The New York Times observaram que muitos analistas jurídicos acreditam que o caso de Trump é infundado e provavelmente será rejeitado ou fracassará sob as proteções da liberdade de imprensa.
“O caso que temos contra o 60 Minutes, a CBS e a Paramount é um verdadeiro sucesso”, declarou Trump nesta quarta-feira.
“Apesar de tudo, o fracassado New York Times, que publica notícias falsas tanto em seus editoriais quanto em suas entrevistas, alega que as pessoas disseram que o caso não tem fundamento”, acrescentou.
“Algo assim nunca foi feito antes: a criação ilegal de uma resposta para um candidato presidencial. Eles devem pagar um preço por isso, e o Times também deve ser responsabilizado por seu provável comportamento ilegal”, declarou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Tarifaço’ de Trump falha em primeiro teste e economia dos EUA encolhe 0,3%
Por André Lucena
Trump elogia Jeff Bezos após Amazon negar plano de mostrar custo de impostos
Por AFP
Diante das tarifas de Trump, Brics rejeita protecionismo em encontro no Rio
Por AFP