CartaExpressa
Advogado que atacou juíza com declarações racistas é encontrado morto no Rio
José Francisco Barbosa Abud foi encontrado morto em sua casa em Campos dos Goytacazes (RJ)
O advogado José Francisco Barbosa Abud, que proferiu um ataque racista contra uma juíza de Campos dos Goytacazes (RJ) no último mês, foi encontrado morto em sua casa nesta segunda-feira 28. A morte foi confirmada pela Polícia Civil.
O caso aconteceu durante um julgamento. Abud encaminhou uma petição à juíza Helenice Rangel, responsável por apreciar o caso, na qual dizia que a juíza seria uma “magistrada afrodescendente com resquícios de senzala e recalque ou memória celular dos açoites”.
Em outro trecho da petição, o advogado criticou o que chamou de “decisões prevaricadoras proferidas por bonecas admoestadas das filhas das Sinhás das casas de engenho”.
Na ocasião, a OAB do RJ pediu a exclusão do advogado dos quadros da Ordem. A juíza alvo das ofensas decidiu processá-lo por injúria.
A OAB Campos divulgou uma nota de pesar diante o falecimento do advogado. “A 12ª Subseção da OAB lamenta profundamente a sua perda e se solidariza com familiares e amigos neste momento difícil”, escreveu.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



